GARFADA CERTA

Nutrição e dicas para manter sua vida mais saudável.

domingo, 2 de maio de 2010

Propriedade do Alho


O alho é originário da Ásia Central, e desde 1500 suas propriedades medicinais já eram conhecidas em diversos países.

Este seduz não só pelo seu sabor e aroma, como pelo seu poder na cura de alguns males que afetam a nossa saúde.


O Poder da Alicina

O componente alicina: é responsável pelo odor característico do alho e, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas através da pele.
Depois de inúmeras análises químicas, os cientistas chegaram à conclusão de que a grande riqueza do alho se encontra nos seus componentes - mais de trinta já foram isolados - especialmente nos derivados de enxofre (sulfatados). Entre eles, o mais importante é, sem dúvida, a alicina (di-propenyl tiosulfinato), responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta. Na verdade, a alicina, um líquido de coloração amarelada, só aparece de fato quando o alho é mastigado ou cortado, rompendo-se as células do bulbo. E é também a alicina a responsável pelo forte odor característico da planta.

Propiedades do alho:
Antibiótica
Anti-inflamatória
Anti-microbiana
Anti-asmática
Anti-oxidante
Anti-cancerígeno
Protector cardiovascular

ALHO PORRO
Ele pertence à mesma família (Alliaceae) das cebolas e dos alhos.
Uma boa fonte de vitamina C, alho-poró pode ajudar também a reduzir o colesterol.


Pratos como cremes típicos ingleses e franceses, não dispensam o vegetal, que também vai muito bem como ingrediente principal de caldos ou como tempero de carnes, aves e peixes. Todas as suas partes são comestíveis, mas é preferível aproveitar a parte branca, por ser mais macia. Seu sabor ardido peculiar é considerado mais leve do que o do alho e o da cebola, mas é bem perceptível, e tem a capacidade de dar um destaque diferenciado e agradável à comida.


O alimento pode ser ingerido cru ou deve ser sempre cozido?


Pode ser consumido das duas maneiras, dependendo do gosto de cada um. Mesmo sendo inteiramente comestível, a maioria das pessoas prefere comer a parte branca e polpuda da base e as macias folhas internas do alho-poró. É comum descartar as folhas mais escuras e amargas do topo. É importante lavar o alho-poró bem antes do preparo, pois ele acumula grande quantidade de terra.







Nenhum comentário:

Postar um comentário